DBK News

Interesse por carro elétrico segue em queda nos EUA

Dificuldade em recarga das baterias e falta de variedade de modelos esfriam interesse do consumidor.

 

O interesse dos consumidores pelos carros elétricos segue em queda. É o que revelaram duas novas pesquisas realizadas nos Estados Unidos. 

Levantamento realizado pelo site Edmunds apontou que 23% dos compradores de automóveis no país norte-americano declararam aversão aos carros elétricos.

O número foi maior em relação à última vez em que a mesma pergunta foi realizada, em abril de 2023. Na época, 19% disseram não gostar de veículos movidos a eletricidade.

 

Pesquisa da J.D Power também aponta queda

A J.D Power também identificou uma queda no interesse pelos carros elétricos. A porcentagem de clientes inclinados a considerar um veículo elétrico como seu próximo carro caiu pelo quarto mês consecutivo, chegando a 24% dos entrevistados.

Ao mesmo tempo, o número de respondentes que descartam adquirir um carro elétrico subiu para 22%, mais do que os 19% declarados anteriormente.

 

Estoque das lojas está cada vez maior

Quem sente na pele os efeitos desse desinteresse são as concessionárias. Nos Estados Unidos, o número de dias em estoque para carros elétricos chegou a 159 em fevereiro, e caiu para 114 dias até a metade de março, segundo levantamento feito pela Cox Automotive.

Vários motivos fazem os clientes desistirem de comprar um veículo elétrico. Jessica Caldwell, diretora de estatísticas da área automotiva da Edmunds, lista a dificuldade em carregar os veículos nas rodovias e a falta de variedade de modelos como principais razões.

 

Marcas oferecem poucos carros elétricos

Caldwell diz que outra tendência apontada nas pesquisas é de que os clientes procuram por marcas de confiança há anos antes de investir em novas tecnologias. Os consumidores afirmaram que confiam em marcas como Tesla, BMW, Toyota, Ford, Honda e General Motors. 

O problema é que algumas delas, como a Toyota, oferecem poucos modelos neste segmento. No caso da marca japonesa, apenas um é vendido nos EUA. A conterrânea Honda não oferece nenhum carro elétrico – a estreia do crossover Prologue vai ocorrer este ano.

“São pessoas normais que provavelmente nem sabem o que é um Prologue, mas eles querem um Honda”, ponderou Caldwell.

Fonte: https://automotivebusiness.com.br/pt/posts/mobility-now/interesse-carro-eletrico-cai-eua/

assine nossa newsletter
Receba newsletter sobre o mercado de concessionárias no Brasil.



DBK Dealership Brokers

Vamos Conversar?

Av. Getúlio Vargas, 874/ Sala 1707 - Funcionários - Belo Horizonte/MG - CEP: 30112-020.

pt_BRPT_BR