DBK News

Dança das cadeiras: o que a chegada de um novo CEO representa para a Automob

Sebastián Los, ex-CEO da varejista Cencosud Brasil, assume o comando da Automob a partir de julho

Sebastián Dario Los: executivo assume a liderança da Automob em novo momento para a companhia (Foto: Divulgação)

Uma das máximas do mundo dos negócios é: “o que o trouxe até aqui não será o que o levará adiante”. Na Automob (AMOB3), rede de  concessionárias de veículos leves e pesados, que faz parte do Grupo Simpar (SIMH3), a frase se traduziu em uma mudança na liderança da companhia anunciada hoje (3) em fato relevante.

Em uma reunião de conselho que aconteceu nesta segunda-feira (2), foi oficializada a saída de Antônio da Silva Barreto Júnior da presidência da companhia e a chegada de Sebastián Dario Los, executivo da Argentina, com longa carreira no varejo de alimentos. A mudança será efetivada no dia 30 de junho, quando Barreto passa o bastão ao sucessor.

Embora pareça uma mudança repentina, a sucessão era amarrada nos bastidores há alguns meses, segundo apurou o InfoMoney. Barreto estava na Simpar há seis anos e, nos últimos três, liderou as operações de fusões e aquisições e, posteriormente, o processo de cisão da Vamos (VAMO3) que resultou na criação da Automob como é hoje: com 35 marcas no portfólio entre veículos leves, caminhões, máquinas e equipamentos e 192 lojas espalhadas por todas as regiões do país. 

A estreia da Automob na Bolsa de Valores, em dezembro passado e em um momento de seca de ofertas públicas, elevou a companhia ao status de uma consolidadora natural em um mercado extremamente pulverizado e transformou a empresa na maior rede de concessionárias do Brasil.

Agora, no entanto, o desafio é outro: revisitar todos os processos, juntar os CNPJs, aplicar a inovação e inteligência artificial no negócio como um todo e extrair o máximo de eficiência operacional e de resultado. “Este é um movimento que já estava alinhado com a estratégia”, diz uma fonte do mercado. 

Processo de sucessão

No processo de sucessão, Sebastián não era candidato único, mas despontou diante da concorrência após algumas rodadas de conversas – que envolveram o próprio Barreto -, além de visitas às lojas. 

Para a Simpar, mais do que experiência no setor automotivo, o que contou foi o histórico em relacionamento com cliente e com margens mais apertadas. 

Com mais de 25 anos de experiência no varejo, sendo os últimos 22 no Grupo Cencosud, dos quais os últimos 6 anos atuando como CEO, o executivo que assume a cadeira principal na Automob “contribuiu para o crescimento orgânico, inorgânico bem como para a implementação da plataforma de e-commerce da companhia, atualmente com 375 supermercados em 9 estados e 22.000 funcionários no Brasil”, segundo informou o Fato Relevante. Graduado em contabilidade pela Universidade de Buenos Aires, Sebastián também ocupa, desde maio de 2025, a posição de conselheiro independente do Grupo GPA.

Para Barreto, o destino após a transição ainda não é certo, mas há conversas em andamento para que seja mantido algum tipo de parceria futura com o grupo. “O momento da empresa agora é pegar as bases do que foi construído e iniciar um novo ciclo”, afirma a fonte.

 

Fonte: https://www.infomoney.com.br/business/danca-das-cadeiras-o-que-a-chegada-de-um-novo-ceo-representa-para-a-automob/ 

 

assine nossa newsletter
Receba newsletter sobre o mercado de concessionárias no Brasil.



DBK Dealership Brokers

Vamos Conversar?

Av. Getúlio Vargas, 874/ Sala 1707 - Funcionários - Belo Horizonte/MG - CEP: 30112-020.

pt_BRPT_BR