A guerra entre Rússia e Ucrânia pode fazer com que a indústria automotiva sofra, novamente, com a escassez de semicondutores justamente no momento que o mercado está se recuperando.
Acontece que a Ucrânia é um dos principais fabricantes de gás neon do mundo, substância fundamental para fabricação dos chips. 70% de todo o gás neon utilizado pelas fabricantes de chips é produzido e produzido em território ucraniano, aponta levantamento da TrendForce.
Se a produção do neon realmente for interrompida, a curto prazo a produção se manterá normalizada, já que ainda há matéria prima estocada. Porém, com o fim dos estoques, é provável que os preço do gás, assim como o dos chips, aumentem. A consequência é uma menor oferta de semicondutores no mercado.
Como em um efeito dominó, no final, esse aumento, provavelmente, chegará até os veículos. Somado a isso, a Ucrânia também tem empresas que produzem diversos componentes para as montadoras, entre eles boa parte dos chicotes elétricos usados pela indústria automotiva na Europa.
Leia mais em: https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/como-a-guerra-na-ucrania-pode-afetar-a-producao-de-carros-no-mundo-todo/